FANDOM


a Respubliko Lando Malpli ou malgrandaj lando  em portguês País Menor é um país do Ocidente Antártico.O País Menor obteve sua independência em 2 de Março de 2001, após 4 anos implantando o Plano Menor,o território colonizado primeiramente por italianos em 1985, estava sob controle de um Grupo de Empresários Brasileiros. Os próprios empresários se viram sem controle sobre o crescimento do local e apoiaram a independência, 

PAIS MENOR FLAG
GNM

   

Pais menor localizaçao
Gentílico Menor
Capital Central
Maior Cidade Colônia
Línguas Oficiais Português (esperanto implantada)

-Tipo  Governo

-Presidente

Republica presidencialista

Kadar Commet

Independencia

Declarada

Brasil 

02/03/2001

Fuso Horário

Área Total

População (2012)

41.170 km²

4.585.000 hab

Moeda ECM (dolár antártico em implantação)
Código (país)
TLD (internet)
Localização
Código Telefonico
IDH  0,890 (39º)




HistóriaEditar

Já conhecida desde o fim do século XVIII, o território se manteve inabitado até a Década de 80, já no século XX. Entre os motivos para essa colonização tardia estão o difícil acesso, a longínqua localização e um suposto nevoeiro que inibia as embarcações de se aproximarem do continente. Não havia nenhuma população nativa no território, ao que se acredita, pela impossibilidade de chegar na mesma com os recursos que dispunham.

Só em 1985 apareceram os primeiros habitantes do lugar. Um grupo de navegadores italianos alcançou e adentrou o território antártico, denominando-o território Ocidental. Em 1989, após explorarem o local, descobriram que o tamanho do território era bem maior que o previsto, além da presença de  2 pequenas ilhas em seu litóral. Organizações internacionais pressionaram os italianos a abrirem o território para colonização. Eles acabaram por cedê-la a um Grupo de Investidores Brasileiros que tinham um projeto de colonizar e construir uma grande vila turística. No dia 9 de Outubro de 1989 chegam à agora o denominado território Novo 7 navios contendo brasileiros, italianos, finlandeses, japoneses e ucranianos. Eram as 7 Estrelas, o início do povoamento daquela nação.

6 anos após aquele evento, o percentual de habitantes que tinham como lar primário a território Novo era de espantosos 70%. Percebendo que não seria possível controlar a Ilha por muito tempo e temendo uma possível intervenção estrangeira, os investidores decidem criar um projeto para tornar o território independente econômica e politicamente. O projeto, denominado Plano Menor (em homenagem ao seu criador, o geógrafo Kson Menor), começa a ser formulado.

Em 1997 o Plano Menor entra em vigor, com um prazo de 4 anos para conclusão. Ele estabelece a forma de governo (República Presidencialista), a língua oficial (português; os brasileiros eram mais de 65% dos habitantes), a unidade monetária (Estrela de Cristal, que depois ganharia o complemento "Menor") e a divisão do território principal em 12 cidades, além das 2 ilhas ao seu litóral. Fica estipulado, ainda, que o país seguiria uma orientação ambientalista, seria politica e militarmente neutro e possuiria uma economia protecionista.

O Plano sucede e em 2 de Março de 2001 é proclamada a Independência do território Novo. Os habitantes vão às ruas votar num plebiscito que definira o novo nome do país. Ganha o nome "País Menor". Ainda em 2001 é realizada a primeira Eleição do país. Numa disputa de apenas 2 candidatos, Luís Carlos Volpe Nova é eleito o primeiro Presidente Menor, assumindo em 2002, no lugar do governo de transição. Em 2005, na segunda eleição Menor, Volpe Nova é reeleito e assume mandato até 2009. Nesse mesmo ano, o Governo Menor compra a ilha de Porto Camembert, uma minúscula ilha um pouco acima do País Menor, que se torna a 7º anexada ao país. Ela pertencia a um grupo de brasileiros e espanhóis que chegou ao País Menor na segunda leva das 7 Estrelas e acidentalmente encontrou a Ilha.

Em 2006 o país faz a sua primeira abertura internacional, ao ingressar na CONFUSA (Confederação de Futebol Solitário e Associados), aonde mantém relações com diversos outros países, principalmente de cunho esportivo e cultural. O país chegou, inclusive, a ingressar no TRACAS (Tratado da Cúpula de Arcebíades do Sul) em 2006, mas saiu no ano seguinte, buscando maior neutralidade. 

PoliticaEditar

Segundo a Constituição de 2001, o País Menor é uma República Federalista Presidencialista, possuindo em seu sistema os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O Poder Executivo é exercido pelo Presidente, com mandato de 4 anos, eleito através de Eleições Gerais de Sufrágio Universal e que acumula os cargos de Chefe de Governo e Chefe de Estado. Eleito em 2001 e reeleito em 2005, Volpe Nova (PDM) é o único a ocupar esse cargo até o momento. Seu Vice-Presidente, em ambos os mandatos, é Franco Aster (PDM).

O Poder Legislativo cabe à Câmara Nacional de Deputados, também eleitos quadrienalmente. Cada cidade tem o direito a 3 deputados, enquanto cada estado ou ilha tem direito a 1. O atual Presidente da Câmara é o deputado Sunil Terazzo (PDM - Moema). O Poder Judiciário, por sua vez, tem como instância máxima o Conselho Supremo Jurídico (CSJ), responsável por interpretar a constituição. O CSJ possui 5 conselheiros, todos com mandato vitalício. Em caso de aposentadoria ou falecimento, o Presidente em exercício, junto com os outros membros da CSJ, escolhem um novo integrante. Todos os 5 conselheiros atuais foram autores da Constituição de 2001, sendo eles 4 homens, Kson Menor (o famoso autor do Plano Menor), Dalian Torá, Alvo Enix e Gen Aioata, e 1 mulher, Matrícia Gonzalez.

Cada cidade tem ainda um Governador, eleito na mesma eleição realizada de 4 em 4 anos. As ilhas têm, para si, um governador geral, o Governador das Ilhas.

O Governo Menor possui 17 ministérios, sendo todos os ministros indicados pelo Presidente da República em exercício.  

ClimaEditar

Por se tratar de um país na antártida , o País Menor possui um clima usualmente (frio de montanha) e úmido. O litoral, praiano, tende a ser mais quente quanto ao interior, com temperaturas subtropicais, com exceção das regiões mais altas, como a Serra Nevada e a Serra Essief frio. A maior temperatura registrada é 41,1ºC, no distrito de Cerrado, e a menor de -12ºC, na Serra Nevada. os 4 pontos mais altos do país são : Serra Essief (1950m), Serra Nevada (1820m), Penedos (1670m) e Montes Claros (1500m), respectivamente. 

O relevo do país é predominantemente de planícies, com algumas áreas montanhosas e raros planaltos. A vegetação, por sua vez, é majoritariamente tropófila, excetuando-se o litoral, higrófilo. Apesar de bastante variada, visto que foi "montada" pelos povos que colonizaram o país no início da década de 90, ela é originalmente Mata Tropical. 

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.