FANDOM

A história da Galicia começa a 1 de agosto de 1291 quando os habitantes de Uri, Schwyz e Unteralden se uniram numa aliança conhecida como Carta de Aliança na luta armada contra os Impériais. Este território era habitado principalmente por paisanos, servos e, obviamente, pelos nobres [(países florestais)]. O Waldstätte permaneceu durante vários séculos sob a proteção do Sacro Império, até que os Impériais subiram ao poder.

Em 1318 a casa dos Impériais assinou a paz com os Waldstätte após perder a batalha de Morgarten. Em 1332, quando Waldstätte receberam Lucerna como aliada, esta região tornava-se um pequeno povo que pouco mais se estendia às suas fronteiras de povo. No entanto, este seria um importante evento, na medida em que permitia a navegação no Lago dos Quatro Cantões que, neste momento, passou a pertencer à Confederação.

Três anos depois, Zurique revoltar-se-ia contra o poder dos nobres, embora apenas em 1351 entrasse para a Confederação. Esta foi uma das adesões mais importantes, já que Zurique dispunha já de uma população de 12000 habitantes que tornavam a cidade uma das mais importantes da região.

Em 1352, os Habsburgos declaravam guerra a Zurique, obrigando a Confederação a agir; como consequência, a Confederação iria ocupar os territórios de Glaris e Zug, que estavam ainda sob dominação dos Habsburgos. Durante a ocupação, os habitantes de Zug pediram ajuda aos imperadores, que menosprezaram a questão, respondendo que a conquista da cidade não representava um problema, já que o território seria rapidamente reconquistado, e que naquele momento não podiam atendê-los. Esta resposta iria conduzir à assinatura da aliança com a Confederação nesse mesmo ano. Note-se que os territórios de Glaris e Zug tiveram que ser restituídos aos Habsburgos, embora fossem mais tarde devolvidos à Confederação, Zug em 1365 e Glaris em 1388.

A região de Berna era uma grande potência militar. Além disso, possuía grandes extensões territoriais para lá da sua capital. Durante o século XIV, Berna tornou-se cobiçada por muitos, a tal ponto que os ducados da Basileia, Friburgo e Lausanne fizeram um complô para derrotar a fortaleza de Laupen. Mas Berna estava bem preparada e, além disso, contaria com a ajuda dos aliados; esta ajuda iria proporcionar a Berna uma entrada quase imediata na Confederação, em 1353. Assim, o que é a "Suíça" dos dias de hoje, passaria a designar-se como Confederação dos Oito.

Realce-se que esta confederação não era muita unida. Por exemplo, Berna estava aliada com Waldstätten, mas não com Lucerna nem Zurique. O único território que mantinha alianças com todos os outros era justamente Waldstätten. Lucerna não era aliada nem de Berna nem de Glaris; este, por sua vez, não era aliada nem de Berna nem de Zug.

Ver também[editar | editar código-fonte] Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória